sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CASA DOS SEGREDOS

Fui confrontado por um conjunto de pessoas da nossa cidade que, me fizeram um conjunto de questões que me levam a esta reflexão conjunta de eu me questionar e também de vos questionar cidadãos de Coimbra “ Porquê no Natal!?”

Para além da defesa de pilares fundamentais da sociedade Coimbrã, aos seus representantes é exigível que mantenham um estado de juízo e bom senso permanente pelos assuntos que podem fazer de Coimbra uma cidade central no desenvolvimento de toda uma região.

É verdadeiramente incrível como Coimbra se ajoelha perante decisões, isto porque, no fim, quem paga verdadeiramente são os cidadãos que, ao elegerem Coimbra como a sua cidade, são tratados como elementos menores.

O imobilismo , a fuga e o desleixo tomaram conta de Coimbra e agora perguntamos?

Por que é que Coimbra continua a dar maus exemplos de moralidade cívica e politica?
Por que é que Coimbra dá a estampa nacional processos em catadupa de contornos duvidosos.?
Por que é que Coimbra insiste nos esquemas das linhas negociadas de sucessão dinástica/familiar ?
Por que é que Coimbra não aposta com transparência e claramente nas suas boas gentes ?
Por que é que Coimbra, perante uma crise sem paralelo, não apoia os seus habitantes socialmente mais desfavorecidos?
Por que é que Coimbra não apoia claramente a reabilitação económica e urbana ?
Por que é que Coimbra se ajoelha, sem se intranquilizar, contra a sua imagem negativa e o seu sub-desenvolvimento?
Por que é que Coimbra vai querer ter um Presidente não eleito para o exercício do cargo com a possibilidade de ter um vice presidente não sufragado pelo povo?
Por que é que Coimbra continua a ter histórias secretas “secret story” ?
Por que é que Coimbra continua a ver pessoas a fugir às suas responsabilidades ?


Para cada pergunta tem de haver uma resposta.
Positiva, negativa ou neutra, é da qualidade das respostas que depende o futuro próximo de Coimbra.
Saber questionar-se é um exercício preventivo, mas também prospectivo, porque cada questão é um momento para encontrar a resposta que mais se adequa.

Mas as respostas devem ser um processo de afirmação colectiva e os Conimbricenses têm o direito, mas também o dever, de se assumirem como uma sociedade civil activa, porque questionadora do seu futuro exigirão explicações claras dos motivos reais da fuga e de se vir a saber as histórias secretas na casa dos segredos.

Da qualidade das respostas, que devem ser encontradas ou apoiadas pela sociedade civil, depende a melhor ou pior construção de um futuro de curto, médio e longo prazo e sem dúvida que a população de Coimbra terá, a breve prazo, de tomar nas urnas novamente decisões sobre o seu futuro.

Agora sim o tempo está a dar razão aqueles que sempre defenderam uma “Coimbra com trabalho” em contraponto com “Amor por Coimbra”..
Como sabem a verdade vem sempre ao de cima e está a chegar o grande momento da História Secreta e qual o verdadeiro segredo do jogador “artista” pinóquio.
Será que tem a ver com os vários relacionamentos, será que tem a ver com a quebra de confiança pai-filho, será que tem a ver com mudança de nome por vergonha do pai, será que é usufrutuário de uma casa ilegal fruto de uma mudança de votação no MetroSolum, será que é cúmplice de um conhecido banqueiro que tem problemas com a justiça , será que é mentiroso depressivo/compulsivo etc etc ….
A invocação do Amor sempre cheirou a falso e mais grave sempre demonstrou que algo não estava bem no reino e mais agora com a suspeição e o rasto que estas decisões do abandono da “casa dos segredos” antes do fim do jogo vão deixar no ar.
Lamentável , Coimbra não precisava e não merecia isto.
Para uns Coimbra tem mais encanto na hora da despedida mas para os outros que sempre trabalharam em Coimbra e por Coimbra , mais que nunca temos todos de nos unir em defesa da nossa Coimbra.
É tempo de Natal e de desejar festas felizes a todos os conimbricences e esperar que o Ano de 2011 seja acima de tudo um ano com trabalho e de sucesso para todos, porque só assim continuamos a construir o futuro
Coimbra como sempre pode contar comigo.

Bookmark and Share

Sem comentários:

Enviar um comentário