quarta-feira, 29 de julho de 2009

Baixa Coimbrã esquecida - Agora Sim, Coimbra



Carros estacionados, lixo espalhado, buracos, calçada arrancada, cheiro a urina, são algumas das características dos passeios da Cidade de Coimbra.

Vagueando pela cidade deparei-me com cenários incríveis. Os passeios, locais destinados à circulação de peões, servem para tudo, desde “estacionamentos” a “caixotes de lixo”, degradação do próprio pavimento ao mau cheiro que se sente em certas ruas da Baixa Coimbrã.
A população é obrigada a utilizar todos os espaços disponíveis, até mesmo os destinados à circulação de peões, dificultando a circulação destes. Como a Baixa Coimbrã tem falta de estacionamento e os poucos espaços destinados a tal são a pagar, os conimbricenses utilizam qualquer espaço para deixarem as viaturas. Face a tal situação, a polícia parece não actuar, pois são imensas as infracções cometidas em vários locais da Baixa. Vê-se as pessoas a saírem dos passeios e a circularem pela faixa de rodagem. Situação perigosa, mas parece ser a única solução para circularem.
Outra situação que se verifica são os estacionamentos de carros civis em locais destinados a ambulâncias, tal como o estacionamento em locais apropriados a pessoas com necessidades especiais. Esta situação dá origem a que as ambulâncias façam segunda fila, ocupando a faixa de rodagem e atrapalhando a circulação normal do trânsito na cidade.
A linha do comboio na Estação Nova também é utilizada para estacionamento. Sendo um terminal, várias são as viaturas aí estacionadas. Para além de ser uma linha-férrea, existe no local um sinal a proibir os estacionamentos. Os condutores ignoram todos os sinais de trânsito, a PSP ignora a situação e a Polícia Municipal anda a vigiar os parquímetros.
Os responsáveis pela conservação da via pública “esqueceram-se” da manutenção dos passeios. Vários são os buracos e calçada arrancada, para além do lixo amontoado e o mau cheiro a urina nas ruas mais carismáticas da baixa Coimbrã.

Subscreva a nossa candidatura : Agora Sim, Coimbra
Faça-se ouvir em OUVIR COIMBRA .

Sem comentários:

Enviar um comentário