segunda-feira, 27 de julho de 2009

Exige-se Segurança - Agora Sim, Coimbra

Onde pára a Polícia Municipal ?
Se o pagamento da coima de bloqueamento e reboque segundo a lei são receitas camarárias, levanta-se uma primeira questão:
Por que é que as receitas da Polícia Municipal em Coimbra entram na conta do BES, na Sá da Bandeira, em nome dos SMTUC?
Depois, urge perguntar:
Por que é que Coimbra não está mais segura desde que tem Polícia Municipal?
Há na Policia Municipal concursos feitos à medida?

A Polícia Municipal tem de andar nas ruas da cidade, especialmente os postos de comando, os graduados, devem conhecer bem a cidade e os pontos problemáticos. Actualmente os chefes são todos de fora. Não conhecem a realidade, por exemplo da baixa e outros locais já assinalados.
É urgente efectuar o acompanhamento de recursos humanos afectos á Polícia Municipal. Para além do treino de agente de autoridade, devem ter a consciência dos locais, situações e grupos socialmente problemáticos e aprender a lidar com eles. A formação na prática, acompanhados por agentes experientes e realmente preocupados com a segurança do cidadão, é fundamental.
Ignorar situações de insegurança, que estão a olho nu por quem passa nas ruas da cidade, como a marginalidade, criminalidade, tráfico de estupefacientes e indigência, é a mais comum acção da Policia Municipal, e é também razão de uma grande preocupação a trazer a debate a esta câmara.
A conduta que se verifica, adoptado uma simples postura de caça à multa sempre nas artérias mais calmas da cidade, não é digna de uma policia municipal. Assim tratar-se-ia de uma simples policia de trânsito. A Policia Municipal de Coimbra não tem o mesmo estatuto da EMEL em Lisboa. Se é isso que se pretende, deve ser mudado o nome para Empresa Municipal de Estacionamento de Coimbra. Mas à Policia Municipal compete proteger os cidadãos e garantir a tranquilidade.
Todas estas questões se colocam no actual cenário de insegurança em que a cidade está mergulhada. Basta ver os jornais locais e até nacionais, que relatam assaltos e furtos a lojas, casas e automóveis, todos os dias, em Coimbra. Muitos em pleno dia. Onde pára a PM?
NÃO, À INTIMIDAÇÃO
Por ter observado e sido multado no exercício da cidadania, pela Polícia Municipal junto à Loja do Cidadão, cujo Talão de Autuação tem o nº 2009/7349, por ter estacionado “a menos de cinco metros de entroncamento” , venho solicitar um relatório exaustivo sobre os restantes autos levantados no mesmo dia e no mesmo local ou nas redondezas, onde diariamente há estacionamento em cima da linha amarela, vendedores ambulantes, mendicidade, lixo em todo o lado e muita insegurança.
Ficam as fotografias do momento em que fui autuado. Tirem-se as conclusões.

Agora sim, haja segurança e respeito pelos cidadãos que trabalham e vivem em Coimbra.

Subscreva a nossa candidatura : Agora Sim, Coimbra.
Faça-se ouvir em OUVIR COIMBRA.

Sem comentários:

Enviar um comentário