segunda-feira, 29 de junho de 2009

Prioridade à Baixa - Agora Sim, Coimbra

No meu tempo "Baixa com vida" e agora temos uma "Baixa sem vida".

Para além de uma forte promoção e a melhoria da limpeza e da segurança, a Câmara Municipal deveria dar o exemplo no sentido de promover a animação e o regresso dos consumidores à Baixa de Coimbra, mantendo abertos os serviços de atendimento da Câmara aos sábados durante todo o dia.

Subscreva a nossa candidatura : Agora Sim, Coimbra

Apoio ao Mercado - Agora Sim, Coimbra

domingo, 28 de junho de 2009

Prioridade à Baixa - Agora Sim, Coimbra

A requalificação da Baixa de Coimbra tem de fazer parte de qualquer plano sobre o futuro do nosso concelho.
Até agora, todos os esforços se revelaram inglórios por manifesta falta de liderança do município. É necessário que o investimento regresse à Baixa numa ligação estratégica com a Alta de Coimbra.
Enquanto activo social, comercial, patrimonial e habitacional a Baixa e a Alta têm de estar sempre no centro da atenção de um executivo competente.

Votar a Baixa ao abandono é, um claro sinal de falta de compreensão de que fazer-cidade é compatibilizar e consensualizar a tradição com a modernidade.

Sem esta visão, é o futuro de Coimbra que fica na "Estação do Passado".


sexta-feira, 26 de junho de 2009

Escreve o Leitor - em Agora Sim, Coimbra

De Bruno R.
Concordo há muito com o AEROPORTO para COIMBRA, e tecnicamente é viável, e não é caro... No entanto não são apenas 300 m de alcatrão. É necessário:
1)Requalificar as zonas envolventes dotando o aeródromo com parques de estacionamento.
2)Ampliar o edifício principal dotando-o de algumas lojas e condições sanitárias e de bem estar para conforto dos passageiros.

3) É necessário colocar um sistema de ILS para aterragem por instrumentos e com segurança.
4) É necessário criar uma plataforma de estacionamento de aviões.
5) Requalificar a zona das oficinas.
6) Estabelecer acordos c/ empresas Low-cost para exploração aérea.

Como exemplo protótipo vejam o que foi feito em Girona (74km de Barcelona). Coimbra está a meio das 2 principais cidades do país, e tem vida própria, está a 90 km de Fátima, 45 km do porto da Figueira da Foz, 60 km de Aveiro.

Bruno R.

Escreve o Leitor dá Voz às Pessoas. Porque as Pessoas são o mais importante e sabem exactamente partilhar uma Ideia de Progresso / Desenvolvimento.
Começamos todos a entender que estamos perante um MOMENTO HISTÓRICO em que Coimbra necessita de colocar a Inteligência Colectiva a funcionar.
CHEGOU A HORA DE COIMBRA , e os Conimbricenses estão a sentir que ... AGORA SIM.

Subscreva a nossa candidatura.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Um aeroporto para Coimbra - Agora Sim

Coimbra - a 300 metros da realidade.
No actual contexto de globalização, a mobilidade é um factor distintivo.
A atractividade de uma cidade em termos turísticos e os índices de competitividade económica nos negócios, determinam a existência de uma infra-estrutura aeroportuária para o handling de bens e o transporte das pessoas. Por isso, chegou a hora de afirmar a necessidade de um aeroporto para Coimbra.
Só quem não sabe ou não quer trabalhar, pode ficar à espera que as coisas aconteçam.

Subscreva a nossa candidatura : Agora Sim, Coimbra .

terça-feira, 23 de junho de 2009

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Agora Sim, Coimbra - Com as pessoas


Com as pessoas.

Subscreva a nossa candidatura: Agora Sim, Coimbra.

Agora Sim, Coimbra - Com os Operadores do Mercado (2)

Durante a passagem da candidatura Agora Sim, Coimbra pelo mercado D. Pedro V tivemos oportunidade de perceber a ausência de parceria e sentido de desenvolvimento do Município de Coimbra para com as entidades e operadores do mercado.
Tal ausência de participação é um verdadeiro ultraje a quem no dia a dia se dedica a empreender com dificuldade , mas a trilhar um caminho de independência económica, tão necessário em tempos de crise.
Só responsáveis autárquicos eivados de insensibilidade empresarial ou má fé podem votar ao esquecimento uma parte tão importante da vida económica privada da cidade.

Em cada dia que passa, os apoios aumentam e a responsabilidade também. Gostamos disso e continuamos apostados em alterar o paradigma de trabalho e de vida do Município de Coimbra a favor das pessoas.

Agora Sim, Coimbra - Com os Operadores do Mercado (1)

Em mais um dia de contacto e recolha de assinaturas junto dos operadores do comércio tradicional, registamos o empenho com que esta jovem vendedora elabora o seu apoio à nossa candidatura Agora Sim, Coimbra.
No mercado D. Pedro V, ressalta claramente que o Município de Coimbra não tem ouvidos e ainda menos vontade para implementar novas formas de valorização daquele espaço conjuntamente com a participação dos operadores de comércio tradicional.
O que se lamenta, já que se trata de um espaço que dignifica a cidade e lhe introduz um elemento de encontro e promoção de economias locais, mas também de reunião social de grande importância para o pulsar da vida da cidade.

domingo, 21 de junho de 2009

Agora Sim, Coimbra - A vontade de Vencer pelo Mérito

No Desporto como na Vida, Sérgio Conceição é hoje bem um símbolo da capacidade, competência e desejo permanente de vencer.
No Desporto como na Vida, Coimbra deve compreender e promover aqueles que amplificam uma ideia cosmopolita para uma terra que sabe criar talento.
No Desporto como na Vida, fazer e vencer pelo mérito é um valor fundamental que temos o dever de praticar e propagar conjuntamente com as Novas Gerações.

Subscreva a nossa candidatura : Agora Sim, Coimbra .

sábado, 20 de junho de 2009

Agora Sim, Coimbra - Contradições no Parque de Taveiro

Limpeza medíocre, espaços verdes degradados e sem qualquer tipo de cuidados e, não menos importante, um clima de insegurança que se lamenta para um zona de criação de emprego e de sustentabilidade económica e social como o Parque Industrial de Taveiro.

Como se verifica, em vez do investimento de 5 milhões e a criação de uma centena de postos de trabalho, temos agora alguns lotes de tristes exibições como esta de um veículo em fim de vida .
É o início de uma nova sucata em pleno Parque ?
Uma vergonha.

Agora Sim, Coimbra - subscreva a nossa candidatura .

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Agora Sim, Coimbra - pela Organização do potencial Industrial


A Câmara Municipal de Coimbra assumiu também em 2005 a criação de uma entidade gestora do Parque Industrial de Taveiro, associada à criação de um lote de Serviços Comuns, sendo esta uma vontade demonstrada pelos empresários locais.
A criação desta infra-estrutura seria partilhada pela Autarquia, empresas e empreendedores do PIT (Parque Industrial de Taveiro), que
usufruiriam dos serviços e espaços adequados às diversas actividades empresariais.
Nestes serviços e espaços
haveria lugar à criação de postos de trabalho directos e seria potenciado o aproveitamento de economias de escala na fruição de serviços comuns. Até hoje nada aconteceu e esses projectos morreram. Assim, o Parque continua a ser um aglomerado de empresas, cada uma virada para a sua actividade tendo apenas em comum a localização.

Mas tem de ser sempre assim ? NÃO.

Agora Sim, Coimbra - Subscreva a nossa candidatura

Agora Sim, Coimbra - Pelo Investimento e o Emprego

Em Maio de 2005 a Câmara Municipal de Coimbra aprovou a assinatura dos contratos de investimento de um conjunto de empresas para os lotes A, D e E do Parque Industrial de Taveiro e do edifício nascente/poente, lote D, que envolvia no total um investimento no montante de 5 milhões de euros.

Este investimento permitiria a criação de perto de uma centena de postos de trabalho. A maior parte não foi concretizada porque, entre outras razões, a Câmara Municipal desactivou o Gabinete de Desenvolvimento Económico, bem como a Via Verde ao Investimento, inviabilizando deste modo o apoio Municipal à agilização administrativa dos Projectos e o devido acompanhamento durante a fase de licenciamento e implementação dos Investimentos.

Por que é que não foi feito o investimento?

O Gabinete de Desenvolvimento Económico e Política Empresarial está desactivado! Porquê?
Como apoiam agora as empresas?

Agora Sim, Coimbra - Património Ambiental (Choupal)

Segundo a Plataforma do Choupal , «Um dos argumentos utilizados para afirmar a necessidade de uma nova travessia do Mondego, junto ao Choupal , é o de que a Ponte-Açude se encontra saturada».
Através de imagens vídeo em tempo real da
Plataforma do Choupal podemos verificar o que se passa na realidade :

Não é possível que uma cidade que se quer atractiva, se permita um dos maiores atentados ao património ambiental no coração e do coração de Coimbra.
Agora Sim, Coimbra : Envie-nos os seus comentários.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Agora Sim, Coimbra - Face a Face

É no contacto real com as populações que verdadeiramente conseguimos perceber os sonhos e os grandes problemas que afectam os Conimbricenses de todas as idades ou classes e de todas as profissões.

As ferramentas tecnológicas que utilizamos para comunicar as nossas ideias, projectos e iniciativas não se substituem a uma candidatura de rosto humano.

Por isso, Agora Sim, Coimbra está no terreno em constante movimento, para que possamos levar a todas as freguesias do concelho uma mensagem de esperança .

É difícil ? Sim é, mas o trabalho não nos assusta e junto com a capacidade e diligência dos Conimbricenses tudo faremos para ganhar o futuro.

Subscreva a nossa candidatura Agora Sim, Coimbra .

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Agora Sim, Coimbra - Mais Desporto

O Clube PT está em risco de não ter pavilhão a partir de Setembro 2009.
O que vai acontecer às centenas de jovens que praticam desporto no Clube !
Será que a garantia da Câmara Municipal de Coimbra de um novo pavilhão é para cumprir ?

Esperemos que sim.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Agora Sim, Coimbra - Antigo Hospital dos Lázaros

Em Coimbra, a memória colectiva ficou amputada de mais uma das suas referências.
O que vem a seguir pode ser importante , mas o que se perde com a demolição do antigo Hospital dos Lázaros, ficará para sempre gravado na memória de todos aqueles que tiveram a oportunidade de aprender a reflectir sobre a sua importância para a vida de Coimbra e da sua Região.

São estes o sinais de uma sociedade que pensa agarrar o futuro destruindo âncoras do passado. Não podem estar mais enganados.

Numa perspectiva historico-cultural e de futuro, em face dos milhares de estímulos que fazem o dia a dia de uma cidade, será do mais elementar bom senso proteger todos os ícones de Coimbra, enquanto instrumentos de projecção de uma cidade orientada a um turismo cultural de qualidade.

Agora Sim, Coimbra - Património Cultural

Resumo do excelente artigo “Casa do Mosteiro” (Celas, Coimbra) :
«Intervenção de arqueologia preventiva na “Casa do Mosteiro” que pertenceu ao Mosteiro de Sta Maria de Celas, em Coimbra. No interior do edifício, construído no séc XVII e no terreno adjacente foram testemunhadas ocupações humanas finais da Idade Média à Época Contemporânea. Discute-se a pertinência da escavação ou sondagem de contextos urbanos em ampla diacronia, à luz da legislação portuguesa, da prática administrativa e da história do processo».

Coimbra, cidade do conhecimento, tem de saber reconhecer os seus activos de conhecimento, entre eles estão naturalmente o património e as pessoas.
Sobre o património, simplesmente dizemos que uma cidade que não preserva a sua memória histórica não é digna de futuro.

Agora Sim, Coimbra - Cidadania Activa

In blogue "PODIUM SCRIPTAE", Palcopinião :
CABOVISÃO INSTALADA DENTRO DO STAND/SUCATEIRA COM O CONLÚIO DAS AUTORIDADES. BASTA.
Veja a Secção do Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra, neste blogue.
Decorridos 3 anos sobre as denúncias, a Câmara Municipal de Coimbra ainda não deu cumprimento aos artigos 98.º e 106.º do RAU. Favorecendo ilicitamente estes prevaricadores que se vão sustentando à custa da coisa pública, pondo em perigo o meio envolvente e não só...
Para saber mais, vá por aqui.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Agora Sim, Coimbra - Nas «Hortas» do Ingote

O princípio está correcto. O Preço... NÃO.
Isto porque o valor pago pelo erário público (75 mil euros) é manifestamente exagerado.
Os responsáveis autárquicos devem ter o máximo cuidado na boa gestão dos dinheiros que não lhes pertencem.
Coimbra, cidade do conhecimento, tem o dever de olhar com rigor, também para os valores do mercado para que não apareçam situações de fraca utilização e utilidade como aquelas que observamos nas hortas do Ingote, quando existem problemas sociais ... por resolver.

domingo, 14 de junho de 2009

Agora Sim, Coimbra - Na Cidade dos Doutores

O poder cega, e a sensibilidade é um valor menor como se pode verificar pela imagem da caravana do senhor António Gonçalves "Marçal", a poucos metros de apartamentos sociais disponíveis no Ingote.
Vamos dar dignidade de vida ao "Marçal".
Senhores responsáveis autárquicos :
tenham vergonha de não dar condições dignas de vida , higiene, limpeza, saúde.... a quem necessita.


Agora sim, Coimbra - Espaços Verdes no Ingote




Espaços Verdes no Ingote - Uma vergonha.
O desleixo das envolventes aos prédios são o primeiro indício de abandono das pessoas por parte dos responsáveis. Aqui crescem crianças, a quem durante anos são oferecidas estas degradantes imagens. Depois, claro, vamos exigir que estas crianças tenham atitudes e comportamentos elevados.
Tanta insensibilidade é uma vergonha.

sábado, 13 de junho de 2009

Agora Sim, Coimbra - No terreno ...

Trinta e cinco anos após o vinte e cinco de Abril está no terreno a Primeira Candidatura Independente à Câmara Municipal de Coimbra.
Forte adesão de participação na subscrição de assinaturas na zona do Centro Comercial Girasolum.
Agora Sim, Coimbra está no terreno com a força e o apoio dos Conimbricenses para encontrar uma alternativa com soluções.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Agora sim Coimbra - A voz das pessoas

HN disse ...
Desde já saúdo o Eng. Pina Prata pela sua candidatura, que vem num momento crucial para Coimbra, que precisa desde já, de uma reviravolta, na sua gestão, no seu planeamento, nos seus próprios planos de acção.
Coimbra não pode continuar este naufrágio que vive, esta angústia, estes momentos sombrios que vão levar mais tarde ou mais cedo ao esquecimento de uma cidade que tudo pode melhorar, inovar, integrar, renovar.
Para isso claramente, é preciso sangue novo, alguém com pujança, alguém empreendedor, alguém que se faça ouvir e que faça ouvir Coimbra por tudo de bom que esta cidade pode dar.
É certamente com este sentimento, que esta candidatura deve ser apoiada, para que todos juntos consigamos mudar Coimbra, fazer OUVIR COIMBRA.
HN

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Agora Sim, Coimbra – 1000 (MIL) Exibições do Vídeo de Apresentação de Candidatura



148 mil segundos

2466,7 minutos
Mais de 41 horas em 4 dias !!!

Agradeço de forma muito sentida a todos quantos tiveram a generosidade de ouvir a minha Declaração de Candidatura a Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
Na passagem da milésima exibição do vídeo de candidatura, gostaria de dizer a todos que a atenção que dedicaram à minha apresentação representa um sinal de ainda maior responsabilidade, que aceito, ciente de representar uma Coimbra que deverá ter, finalmente, a sua voz.

Coimbra merece toda a nossa dedicação e a vossa participação aumenta a minha disponibilidade para por ela lutar até ao limite das forças.
Agradeço mais uma vez a todos, e conto convosco para uma caminhada dura mas necessária, rumo a um futuro partilhado, cuja missão é devolver Coimbra ao seu estado de representatividade e respeito a nível local, regional, nacional e global, dentro dos limites da ética e dos valores de uma Cidade Solidária , definitivamente apostada em agarrar o Futuro com imaginação e ... Trabalho, Trabalho, Trabalho.

Subscreva a nossa Candidatura
e ... “Traz outro amigo também” .

Agora Sim, Coimbra - Pensamento do Dia

“A sociedade civil deve denunciar, denunciar, denunciar. Não se deixem intimidar pelo ‘diga nome’. Temos o dever de caracterizar os fenómenos, sem dar nomes".

“As pessoas devem denunciar a falta de decência que existe no exercício dos cargos. E não são obrigadas a apresentar provas.”

Maria José Morgado

Directora do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa

Instituto de Estudos Eleitorais da Universidade Lusófona (Porto)

Agora Sim, Coimbra - É necessário intervir

In Jornal de Notícias :
COIMBRA : Fábrica alberga marginais
Rua da Baixa é palco de cenas de sexo e droga junto a velho edifício que mete medo.

A droga e prostituição na Rua do Arnado, em Coimbra, estão a levar ao desespero moradores e comerciantes. Mas o pior, para um reformado ali residente, é o perigo de derrocada de uma velha fábrica usada pelos marginais.

"Tenho medo que a parede caia e me atinja a casa", afirma Júlio Silva, de 73 anos, que partilha a casa com a filha, poucos metros ao lado das instalações da antiga fábrica Ideal, abandonada há décadas. "Os telhados já estão no chão e as janelas vão caindo aos bocados. Qualquer dia isto desaba tudo", lamenta. (...)

A Notícia do JN na íntegra, aqui.

Pina Prata - Agora Sim : "Nada se perde ..."


Em Coimbra, não devemos ter qualquer pejo em adoptar e adaptar as Boas Práticas.
Poderiam estes exemplos existir sem tecnologia ? Sim podiam, num mundo perfeito.
Mas não há mundos perfeitos e por isso é necessário utilizar a tecnologia para o aperfeiçoamento social e solidário.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Agora Sim Coimbra - Participação

Uma gestão participada das Escolas do concelho, com uma estratégia educativa conjunta e construtiva.
Não passará apenas pela construção e renovação dos espaços escolares. Terá de existir um projecto educativo concelhio consistente e coerente, capaz de se edificar na nova dinâmica social. Um projecto educativo que garanta a qualidade dos serviços de Apoio à Família, que reuna nas Actividades de Enriquecimento Curricular um verdadeiro complemento de curriculo não formal que a cidade do conhecimento deve ter como apanágio, uma redistribuição equitativa dos recursos que a própria cidade detém ao serviço das Escolas.
Espero que a sua candidatura siga a bom porto.
Espero que esta pequena sugestão contribua para uma Coimbra mais empreendedora.
Estou disponível para esclarecimentos ou apoio nestas matérias.

Catarina Isabel

Agora Sim Coimbra

Coimbra precisa de uma visão independente, de uma visão apartidária e interessada nas pessoas, na vida real, nas empresas e no futuro.
Coimbra é dos grandes, grandes pensadores, grandes escritores, grandes cientistas, grandes empreendedores.
Agora sim, é tempo de apostar nas mais-valias da cidade, denunciar clientelismos.
Agora é tempo de fazer da cidade um motor de vida, desde a universidade e ensino superior, às pessoas nos seus trabalhos ou em momentos de lazer, assegurar o acesso à saúde e ao tratamento rápido em caso de doença.
Agora sim é o momento de por a autarquia a trabalhar...a trabalhar em prol das pessoas, não da burocracia e dos amigos dos amigos.
Agora sim. Independência das cores políticas, independência dos aparelhos partidários, mas dependentes das ideias de desenvolvimento e sustentabilidade.
Agora sim, garantimos um futuro melhor.

PM

Agora Sim Coimbra - O Preço da Independência

Caro Horácio Pina Prata,

A tua coragem e a tua iniciativa desta vez foram aos limites. É preciso muita “lata” para enfrentares uma sociedade partidocrática sempre pronta para esmagar um talento por mais generoso que ele seja.

O mind set social está formatado para aceitar um qualquer «artista» desde que ele seja nomeado por um partido, e é ainda muito reptílico quando se trata de compreender um independente – este é o preço a pagar por ti e por todos nós em Coimbra, se não agirmos colectivamente como sociedade civil organizada.

Tenho a certeza que contigo Coimbra não perderá um cêntimo daquilo que lhe é devido, e quem se descuidar pode ter a certeza que lá estarás para ainda ires buscar os excedentes não executados.

É de ti que Coimbra precisa, atento, vigilante e Saber-Fazer sempre disponível para mais e mais. Mas tu sabes o que dizem de ti, e sempre disseram, e podes contar que vão surgir os «submarinos», assim que as actuais estruturas partidárias apontarem o respectivo e sempiterno «salvador».

Os menos lúcidos vão rapidamente deixar-se encantar por cânticos partidários renovados e quase sempre mentirosos, espero que nesse exacto momento , aqueles que acreditam em ti, saibam apresentar-se com humildade, generosidade e disponibilidade para ajudar a fazer uma candidatura vencedora.

Porque Coimbra merece, finalmente, um tipo com a tua raça, o teu pundonor a tua disponibilidade permanente para recuperar os valores deste pedaço de terra que já foi grande.

Um abraço,
Francisco Lavrador Pires

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Pina Prata – Agora Sim


A forma de estar e de ser da lógica dos partidos não tem a ver com a resolução dos problemas das pessoas.

Eu sou pelas pessoas.

Agora Sim Coimbra

Exmo. Dtr. Pina Prata,

Venho desta forma, dar os parabéns e a maior das forças à sua candidatura. Tenho 23 anos, estudo em Coimbra e sempre vivi nesta cidade fabulosa, tenho uma paixão e um orgulho por esta cidade que, infelizmente, deixa de ser caracteristico nos jovens de Coimbra.
Talvez por força do geral "deixa andar" ou apenas porque a cidade se afastou dos seus habitantes, deixando de estar aberta ao futuro. Nos últimos 20 anos deixámos de ser a terceira cidade do país, tanto em habitantes, como em grau de importância nacional, o país olha para Coimbra com saudade, referem-se sempre a Coimbra no passado, perdemos força política, força económica, vamos perdendo, até, credibilidade.
Tudo isto é estranho, temos uma universidade de excelência, um hospital de excelência, porque não temos nós força política no país? Porque estamos nós a ser constantemente "assaltados" por todos os governos nacionais? Porque é que vamos sempre tendo um presidente da camara que não reage a estas situações?

Sei que a luta que vai travar não será fácil e espero que esteja consciente que a paixão por Coimbra não chegará, espero que, agora sim, por Coimbra alguém faça algo e é por um continuo descrédito das forças políticas e pela sua demonstração de coragem, que tem o meu voto, mesmo sem ver os projectos para colocar as boas ideias em prática.
No que puder ajudar, será um prazer.

Com os melhores cumprimentos,
João Almeida

Agora Sim Coimbra

Boa tarde Engº Pina Prata

Soube à instantes a sua oficialização de candidatura à Câmara Municipal de Coimbra. Pela coragem que demonstra, associada à vontade de deitar por terra certos comodismos inerentes ao Bloco Central conimbrincense, felicito-o e desejo-lhe muito boa sorte.

Saudações académicas,
Diogo Vaz Ferreira

Agora Sim Coimbra

Caro Horácio :
Sou um amigo, um grande amigo.
Sou militante do PSD e continuarei a ser com as obrigações que tal facto implica. O facto de ser o primeiro, quer dizer isso mesmo.
Sou o primeiro a reconhecer que, pelo seu mérito, pelo seu projecto, pela sua iniciativa e capacidade, tem o direito e o dever de se candidatar à presidência da Câmara Municipal de Coimbra. Com o desejo das maiores felicidades.
Um abraço,
Sousa Martins

domingo, 7 de junho de 2009

Europeias ’09 - Promover a participação e cidadania



Nas eleições europeias a abstenção voltou a sair vitoriosa. Cerca de sessenta e três por cento (63%) dos portugueses dizem claramente que não podem ser tratados como crianças e não se deixam vencer por cânticos de sereia.

Passar 15 dias a discutir questões nacionais, quando estão em causa eleições europeias é no mínimo bizarro.
Não é legítimo dizer que em campanha foi discutido aquilo que o Povo quiz ouvir, não é verdade, isto porque cerca de 63% (A maioria) voltou a dizer Não, ainda que da pior forma, pela ausência.

Vamos continuar a ver os principais responsáveis a «meter a cabeça na areia» e a desresponsabilizar as actuais formas de estar e ser dos partidos.

Só uma cidadania em rede, constituída por pessoas activas e permanentemente mobilizadas e mobilizadoras podem agir no sentido da regeneração do sistema democrático.

Ouvir Coimbra

Fui desde 13 de Junho de 2005 a 2 de Fevereiro de 2008 responsável pela Gestão Técnica das Piscinas Municipais e do Pavilhão Multiusos da CMC. Naquele período foi notório o meu empenhamento, dedicação e profissionalismo. Não hesitei em colocar em causa interesses instalados. O preço de aquisição de bens desceu 35%. Elaborei, e estava a implementar, um Plano Estratégico para a Gestão Técnica daquelas infra-estruturas que conduzia a uma poupança anual estimada em 200.000€. O referido Plano Estratégico dispunha de enquadramento Técnico e Cientifico prestado por Docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Era, portanto, um Plano sólido e credível. Como prémio e reconhecimento do meu trabalho fui expulso! Pretendi denunciar publicamente este caso, através de um protesto arrojado, que para muitos poderá ter sido desproporcionado, mas que não está ao alcance de todos, muito menos de uma larga maioria daqueles que gravitam à volta do poder local, pelo facto de não possuírem, no mínimo, condição de ordem moral. Espero que o agora candidato à CMC, Horácio Pina Prata, no curto período de tempo que medeia até ao acto eleitoral, consiga apresentar uma proposta inequívoca, credível, e que se comprometa, caso venha a ser eleito, a fazer uma auditoria externa à gestão da CMC e das respectivas Empresas Municipais.
Cumprimentos, Fernando Ventura

Participe em Ouvir Coimbra .

Em Diário de Coimbra Online

Autárquicas 2009
Pina Prata é candidato
à Câmara de Coimbra


Ex-vice presidente de Carlos Encarnação assume candidatura em mensagem de vídeo disponível no portal onde tem interagido com a cidade.

«Quero fazer em Coimbra e para todos o que com trabalho, talento e sorte pude fazer nas minhas empresas. Criar emprego, criar riqueza, abrir possibilidades». Esta é uma das frases com que Pina Prata justifica a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Coimbra, numa mensagem vídeo que está disponível em www. pinaprata.pt.
Será a primeira vez que no concelho de Coimbra vai a votos uma candidatura fora da esfera partidária para a presidência da Câmara, neste caso protagonizada pelo actual vereador da Câmara de Coimbra que já foi vice-presidente de Carlos Encarnação durante cinco anos e que se desvinculou do PSD na sequência das divergências assumidas com o presidente da autarquia.

Na mensagem de Pina Prata, em que surge como fundo o slogan “Agora sim, Coimbra”, são lançadas várias críticas ao estado em que Coimbra se encontra mas sem citar nomes. «Muitos me dizem que estão resignados como se Coimbra vivesse encurralada numa maldição surda e impossível de resolver. Que são sempre os mesmos a mandar, a impedir que Coimbra cresça e se supere. Dizemos, é certo mas nada fazemos a não ser encolher os ombros conformados», refere o agora candidato à autarquia, referindo que a Universidade «existe como se fosse noutra cidade», os Hospitais «são de excelência mas apenas para amigos», os estudantes «chegam, aprendem e partem sempre» e as «empresas procuram sucesso noutro sítio».

Pina Prata refere que se trata de uma «cidade de poderes seculares e de mitos vazios, de saudades do futuro». Por isso diz não querer «ter saudades» mas sim «construir o futuro». Coimbra precisa «saber que pode mudar», refere, para de seguida assumir a candidatura e pedir «empenho e apoio» na sua subscrição.

«Sei o que dirão de mim, sempre o disseram, não é novidade é apenas mais um sinal das veneráveis elites, também sei que não foi em mim que caíram as nódoas», refere ainda Pina Prata, naquela que é certamente uma referência ao facto de todos os vereadores do anterior executivo, exceptuando o próprio Pina Prata, terem sido constituídos arguidos num processo relacionado com o arrendamento do ex-edifício dos CTT, em Coimbra.

Pina Prata é, assim, o terceiro candidato conhecido à Câmara de Coimbra, depois de Carlos Encarnação ter anunciado a recandidatura e da CDU ter apresentado Francisco Queirós como cabeça-de-lista. O CDS/PP deverá integrar a coligação de Direita que apoia Encarnação, o Bloco de Esquerda deve apresentar em breve o seu candidato (tudo indica que será a deputada municipal Catarina Martins) depois de ter estado a aguardar por um movimento de cidadãos da área da Esquerda que não chegou a resultar numa candidatura e o PS deve amanhã aprovar Henrique Fernandes como cabeça de lista às autárquicas.

http://www.pinaprata.pt
http://twitter.com/pinaprata


sábado, 6 de junho de 2009

Declaração - AGORA SIM, COIMBRA!

AGORA SIM, COIMBRA!

Eu amo Coimbra. Nós Amamos Coimbra.
Temos agora a oportunidade de mudar e fazer da nossa Coimbra um projecto com futuro!
  • Agora sim, Coimbra positiva e ambiciosa, mais activa e dinâmica na construção do seu futuro.
  • Agora sim, Coimbra sustentável, com amor ao ambiente e respeito pelos seus recursos naturais.
  • Agora sim, Coimbra vibrante que queremos experimentar, com arte e criatividade.
  • Agora sim, Coimbra da inovação, empreendedorismo, empresas, emprego, produtos e iniciativa cívica.
  • Agora sim, Coimbra com vitalidade que inspira força, que pratica desporto e vive saudável.
  • Agora sim, Coimbra de causas e dinâmicas sociais, capaz de estimular uma sociedade civil operante e pro-activa.
  • Agora sim, Coimbra que queremos descobrir, visitar e sentir o quotidiano.
  • Agora sim, Coimbra do sucesso, do rigor e dos resultados positivos.
  • Agora sim, Coimbra das pessoas, das políticas sociais e económicas e de aposta no capital humano.
  • Agora sim, Coimbra orgulhosa que desperta nas pessoas o sentido de pertença e defesa dos seus interesses.
  • Agora sim, Coimbra com uma atitude pluralista com a participação de mais pessoas e organizações.