sexta-feira, 2 de outubro de 2009

NA APPACDM - DIGNIFICAR A PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Pina Prata, Agora Sim


Estivemos na APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) em S.Silvestre e aí percebemos o trabalho fantástico que é feito pelos Profissionais da Área Social em prol das mulheres e homens tocados pelo infortúnio da insuficiência ou da falta de mobilidade.

As condições são magníficas sem dúvida, mas como acontece quase sempre, os profissionais da área social poderiam ajudar a introduzir melhorias se também fossem chamados a participar nos requisitos funcionais na fase de planeamento dos projectos de índole social.

A lista de espera é enorme, e percebe-se que as instalações poderiam acolher mais pessoas com dignidade mas... a lei não deixa, o que também cria algum sentimento de impotência para os profissionais que nasceram com o apurado sentido de ajuda ao próximo.

Uma instituição como a APPACDM já desenvolve uma boa actividade na recolha de óleos para a sua re-valorização em termos energéticos sem esquecer a componente de protecção ambiental. Esta actividade pode ainda intensificar-se , bastando para tal que seja criada uma rede de oleões para residências, prédios e condomínios que possa gerar a sustentabilidade necessária à rentabilização da actividade de recolha. Toda e qualquer acção a favor da sustentabilidade energética e ambiental deve entrar nos planos de uma cidade e de um concelho orientados ao século XXI, com geração de novos empregos com base na protecção e valorização ambiental sem esquecer a vertente da micro-produção energética.

Os utentes estavam felizes e ainda mais com a actuação de Geovani D'Amore e o seu grupo de amigos , que a exemplo do Jardim-Escola também aqui na APPACDM fizeram uma interligação perfeita entre a pessoa humana, a cultura e o seu desenvolvimento colaborativo , porque assim sugere o lema da APPACDM - Dignificar a pessoa com deficiência.


INICIATIVAS


Hoje

Seminário - “Educação e Acção Social”
PARTICIPE em OUVIR O CIDADÃO.
Siga-nos no Twitter em http://twitter.com/pinaprata

PARTILHE a nossa mensagem com FAMILIARES E AMIGOS.
Bookmark and Share


Sem comentários:

Enviar um comentário