sábado, 29 de agosto de 2009

EIRAS - Pina Prata, Agora Sim

  • Requalificação do espaço urbano existente, proporcionando melhores condições: implementar jardins, parques infantis, áreas pedonais e equipamento; requalificar as habitações renovando fachadas, provendo-as de equipamento, garagens, entre outras medidas. Outro caminho possível será o de demolir estes bairros, substituindo-os por soluções de baixa densidade, aproveitando os solos, por sua vez bem localizados;
  • Investir na gestão do património; delimitar as áreas com carácter histórico, nomeadamente proceder ao alargamento do “zonamento” de “centro histórico” às áreas periféricas, preservando-as e promovendo a sua recuperação;
  • Construção de um sistema de drenagem de águas pluviais;
  • Reconversão do IC2 procurando imprimir uma qualidade de avenida urbana a este itinerário, em consonância com o trânsito, também ele de cariz urbano, que a atravessa: arborizar os taludes, melhorar o equipamento da via (sinalética, protecções, iluminação, vedações, barreiras sonoras, etc.) e reformular os viadutos do ponto de vista estético;
  • Requalificação da antiga Estrada Nacional nº1 (EN1): afigura-se necessário organizar o estacionamento, reduzir a velocidade, introduzir passadeiras, fazer passeios, criar zonas verdes, melhorar a iluminação e a sinalética, introduzir equipamento urbano, entre outras medidas possíveis;
  • Aproveitamento do potencial da avenida urbana, desde o B.º S. Miguel até à margem Norte do Rio (Choupal), prolongando os passeios e prevendo a inclusão de pistas para bicicletas.

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