quarta-feira, 12 de agosto de 2009

OUVIR COIMBRA - BAIXA COM GENTE - CENTRO COMERCIAL A CÉU ABERTO (3ª PARTE) - Agora Sim, Coimbra

D. Susana Duarte ( 3ª PARTE )
Os idosos da Baixa necessitam de equipas de cuidados de saúde domiciliários!
Dados de investigação empírica reconheceram que as pessoas preferem ficar em suas casas, que as famílias preferem ter os seus dependentes em casa, desde que apoiados por serviços de apoio domiciliário: cuidados gerais e de saúde, prestados por equipas de enfermeiros, assistente social e de ajudantes de família que assegurem a identificação das necessidades e prestação de cuidados de vigilância e apoio.
SEI competir aos Centros de Saúde assegurar a componente da saúde mas, se estes não cumprem com o que devem, creio competir a V.Exª realizar pressão para que a lei se cumpra e parcerias (saúde, seg. social, IPSS e autarquia) surjam de uma vez. Há desemprego em Coimbra e, com alguns projectos talvez fosse possível colmatar o problema: Segurança, formação (principalmente ajudantes de família), espaços de lazer no coração da cidade, apoio a idosos. Vai longo o desabafo.
Talvez não sobre a paciência para a leitura chegar ao final. Fica o sonho e toda a gente sabe que este comanda a vida, tal como toda a gente sabe das dificuldades que apontei acima. Não quero dizer como a minha interlocutora: de nada serve, nada muda, prefiro ter esperança. Os meus votos sinceros de Felicidades.
Esta é a 3ª parte de uma comunicação da D. Susana Duarte em OUVIR COIMBRA.
Veja aqui a 1ªparte,
Veja aqui a 2ª parte.

CONTINUE a subscrever a nossa candidatura Agora Sim, Coimbra.
CONTINUE a fazer-se ouvir em OUVIR COIMBRA .

PARTILHE a nossa mensagem com FAMILIARES E AMIGOS
Bookmark and Share




1 comentário:

  1. Boa tarde!
    Antes de mais, o meu agradecimento pelo encaminhamento que deram a um simples desabafo, bem demonstrativo da importância que atribuem à opinião do humilde cidadão anónimo.
    Entretanto, verifiquei a existência de um erro, o qual, estou certa, se deveu a não ter procedido a qualquer correção do texto enviado. Assim, onde se lê "Sem competir aos Centros de Saúde assegurar" (2º parag), leia-se: SEI competir aos Centros de Saúde, etc.
    De facto, é a estas estruturas que cabe assegurar a saúde na comunidade e, no caso particular, a criação de um serviço de cuidados continuados domiciliários (filosoficamente diferentes das existentes visitas domiciliárias).
    Reiterando os meus cumprimentos e votos de sucesso de uma candidatura que, paulatinamente, se deseja de cada um de nós
    Susana Duarte

    ResponderEliminar