quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SMTUC E PRIVADAS EM ALMALAGUÊS - Pina Prata Agora Sim

Entre SMTUC e transportadoras privadas em Almalaguês
Urge melhorar a coordenação dos transportes colectivos

Conjugar os transportes municipais com os serviços prestados pelas empresas privadas na freguesia de Almalaguês é uma das medidas programáticas da candidatura independente à Câmara de Coimbra, Pina Prata, Agora Sim. “Não pode haver zonas de exclusividade para privados e servir de transportes municipalizados apenas as áreas que restam. É uma questão política que afecta as pessoas no seu dia-a-dia e que tem de ser solucionada já.”

No âmbito das conclusões retiradas da visita de Horácio Pina Prata a Almalaguês, durante o programa Ouvir o Cidadão, é urgente criar melhores transportes e mais acessíveis a todos os cidadãos da freguesia.

Torre de Bera, Anaguéis e alguns lugares mais afastados da estrada de ligação a Coimbra, ficaram de fora do percurso do autocarro dos SMTUC, que se restringe à área não abrangida pela concessão a privados, que têm contrato de exclusividade de exploração destas zonas.

Horácio Pina Prata, ouviu os cidadãos relatarem situações preocupantes como o cancelamento dos apoios financeiros por parte da autarquia, às viagens naquelas transportadoras, com a justificação de que existe um transporte municipalizado. O que acontece, relataram os munícipes, é que nem o autocarro dos STMUC passa perto de muitas zonas habitadas, nem os restantes transportes são uma alternativa viável, uma vez que sem os apoios da Câmara, tornam-se demasiado dispendiosos: casos há em que quem pagava 30 euros por mês, agora terá de utilizar o mesmo autocarro privado e pagar cerca de 70 euros, pois deixa de ter direito ao apoio.

A Junta de Freguesia deixou de poder passar as declarações de residência, que permitem obter este montante de ajuda à deslocação dos munícipes de Almalaguês, o que tem provocado bastante descontentamento, porque uma medida política afecta directamente as famílias que vêm o seu orçamento a ficar ainda mais pequeno. Para Horácio Pina Prata a questão do apoio aos transportes em freguesias mais distantes do centro urbano, agora sim, é também uma medida de apoio social.

SUBSCREVA a PETIÇÃO ON LINE - Pelo Regresso das Direcções Regionais
PARTICIPE em OUVIR O CIDADÃO. -

INSCRIÇÃO PARA SELECÇÃO DE DELEGADOS DE MESA

Siga-nos no Twitter em http://twitter.com/pinaprata
PARTILHE a nossa mensagem com FAMILIARES E AMIGOS.
Bookmark and Share

4 comentários:

  1. Quem escreveu o artigo não está bem informado. A linha dos SMTUC passa precisamente nas povoações onde já existiam transportes públicos (de má qualidade é verdade, mas existiam) e deixou de fora as povoações onde nada existia e vai continuar a não existir. O programa "ouvir o cidadão" deverá começar a ir não só às sedes das freguesias mas também a todos os restantes lugares, esses sim verdadeiramente esquecidos.

    ResponderEliminar
  2. Exmo Senhor José

    Nós escrevemos :
    « O que acontece, relataram os munícipes, é que nem o autocarro dos STMUC passa perto de muitas zonas habitadas, nem os restantes transportes são uma alternativa viável, (...) o que nos parece que vai ao encontro das preocupações que apresentou.

    Com os melhores cumprimentos,
    da Candidatura "Pina Prata, Agora Sim"

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que vão de encontro às preocupações. Apenas me referi a esta frase escrita por vós: "...ficaram de fora do percurso do autocarro dos SMTUC, que se restringe à área não abrangida pela concessão a privados, que têm contrato de exclusividade de exploração destas zonas" a qual não corresponde à realidade. Apenas sugeri que ao falar dos problemas devem ter um conhecimento profundo dos mesmos, o que não ficou demonstrado neste artigo.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. O que me parece é que esta situação não foi gerida como a situação exigia e foi criada uma guerra entre os operadores, com prejuizo para os municipes.

    ResponderEliminar