sábado, 12 de setembro de 2009

FALA O E-LEITOR - CUIDADOS CONTINUADOS DE SAÚDE - Pina Prata, Agora Sim


São cuidados que têm a sua genese nos Centros de Saúde. De acordo com Decreto-Lei 101/2006, de 6 de Junho, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados envolve, como o titulo indica, várias estruturas sociais em torno dos cuidados de saúde em continuidade, incluindo os domiciliários.
Serão variados os motivos para o atavismo conimbricence mas talvez seja da competencia da edilidade liderar, sugerir, impor, que os responsaveis (ARS) avancem com o estipulado na lei e que é uma necessidade urgentissima face ao envelhecimento da população da cidade e ao crescente numero de doentes dependentes atirados para o seio da familia e comunidade sem meios para deles cuidar.
À autarquia, alem da dinamização, compete, por certo a intervenção em parceria com a segurança social e a saúde. À autarquia pede-se que colabore com as infra-estruturas necessárias, nomeadamente assegurar algumas obras de restauro e adaptação em habitações e o apoio do programa (por exemplo, dotando-o de alguns meios como viaturas equipadas e sua manutenção). Oneroso? Sim, talvez, mas é de qualidade de vida dos cidadãos que se trata e acredito que pessoas/familias felizes fazem uma comunidade mais saudavel e mais feliz).
Susana Duarte

SUBSCREVA a PETIÇÃO ON LINE - Pelo Regresso das Direcções Regionais

PARTILHE a nossa mensagem com FAMILIARES E AMIGOS.
Bookmark and Share

Sem comentários:

Enviar um comentário