terça-feira, 29 de setembro de 2009

Na SRU - Reabilitação Urbana - Pina Prata, AgoraSim


A Reabilitação é ao mesmo tempo uma necessidade e uma oportunidade. Os crescentes níveis de exigência por parte das pessoas e das famílias relativamente ao seu ambiente próximo, determina que lancemos um olhar muito atento a esta importante questão da reabilitação e re-habitação.
Acresce que os níveis de competitividade de uma cidade para a atração de pessoas e empresas está cada vez mais ligada a uma estratégia de planeamento e desenvolvimento urbano que exige altas e rigorosas acções de reabilitação em zonas históricas de grande carácter e simbolismo.
Para além da sustentabilidade na recuperação de edifícios, tem de assumir-se uma cultura de Reabilitação obrigatória. Para a reabilitação do Centro de Coimbra propomos um conjunto de medidas prontas a passar à prática.
Vamos decretar a prevalência do licenciamento para obras de reabilitação, em relação ao da nova construção.
A Autarquia deve sempre dar o exemplo, no caso, ao reabilitar o seu próprio património. O objectivo central da intervenção autárquica é a revitalização e requalificação de Coimbra nas suas múltiplas dimensões: social, urbanística, económica e patrimonial, assumindo como objectivo estratégico a diminuição dos fogos devolutos, o aumento da capacidade de atracção residencial das áreas antigas.
Através da melhoria das condições habitacionais, da qualificação do espaço público e da criação de equipamentos de apoio à vida local, tornar apelativo o investimento na requalificação habitacional (...)

INICIATIVAS
Hoje (29) :

Amanhã (30) :

PARTILHE a nossa mensagem com FAMILIARES E AMIGOS.
Bookmark and Share

Sem comentários:

Enviar um comentário